Despejo dos Guarani Kaiowas de Apika’i mostra que o Brasil não merece existir – por Tomi Mori

despejo6

Cacique Damiana observa o despejo de seu povo. Fotos: redes sociais

 

No dia 6 de julho, a polícia federal despejou os guarani kaiowas da retomada Apyka’i, liderada pela cacique Damiana, no Mato Grasso do Sul.

despejo8

Um forte contingente da polícia federal, com equipamento anti-disturbios, desalojou, covardemente, essa pequena comunidade guarani kaiowa, que estava ocupando uma terra que sempre foi deles, mas que agora se chama Fazenda Serrana, cujo proprietário legal é Cássio Guilherme Bonilha Tecchio. Este fazendeiro nem sequer a usa, arrendando-a para a Usina São Fernando, de José Carlos Bumlai, preso e acusado na operação lava-jato.

Velhos e crianças tiveram que abandonar sua precárias moradias, míseros barracos, com seus poucos pertences, para ir morar na beira da estrada, sem as mínimas condições de existência, em uma situação pior, inclusive, vivida na idade da pedra, onde ainda não existia a propriedade privada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Brasil, um país que não merece existir

A formação da atual República Federativa do Brasil é o resultado da invasão portuguesa, em 1500, com a chegada de Pedro Alvares Cabral.

O despejo do povo guarani kaiowa, ocorrido no dia 6 de julho, mostra, mais de 500 anos depois dos primeiros ataques aos povos originários, que o Brasil é, vergonhosamente, um país que não merece existir. Um país formado por imigrantes europeus, asiáticos, africanos, que se orgulha de sua pluraridade mas que excluiu e exclui, pela ganância e omissão, os seus legítimos e indiscutíveis donos, os mais de 200 povos originários.

Impunidade continua

A subida do governo Temer deu continuidade a política de massacre aos povos originários e, até hoje, passadas algumas semanas do hediondo massacre de Caarapó, nenhum assassino foi preso. No ataque foi assassinado o guarani kaiowa, Clodiode Rodrigues de Souza, e vários foram feridos, inclusive uma criança de 12 anos. E, agora, vemos esse absurdo desalojamento autorizado pelo governo Temer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s