TUPINAMBÁS: NOS LEVANTAMOS COM STANDING ROCK SIOUX NA LUTA PELA YECOBÉ (ÁGUA VIDA)

siouxtupinamba

Tupinambás de Olivença solidários com a Nação Sioux de Standing Rock, de Dakota do Norte, nos Estados Unidos.

Publicamos a importante mensagem de solidariedade dos parentes Tupinambás de Olivença:

NÓS, COLETIVO DE INDÍGENAS DO TERRITÓRIO TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA (Ilhéus/Bahia/Brasil), FALAMOS:
NOS LEVANTAMOS COM STANDING ROCK SIOUX NA LUTA PELA YECOBÉ (ÁGUA VIDA)


.

Yjara erecoara Yecobé
Standing Rock Sioux”
(Mãe das Águas cuida da Água Vida de Standing Rock Sioux)
.

Território Indígena Tupinambá de Olivença,
02 de novembro de 2016
.
Responsável pelo texto: Casé Angatu

Somos um Coletivo de Indígenas do Território Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia/Brasil) e ficamos sabendo da Luta de nossos Parentes em Standing Rock Sioux. Desde então falamos: SIM … também nos levantamos com nossos irmãos em Standing Rock Sioux na luta pela Yecobé (Água Vida).
.

Muitos ainda não entendem por que nossos irmãos em Standing Rock resistem na luta pela proteção da Natureza e suas Águas, a exemplo de vários Povos/Nações Indígenas como o Povo Tupinambá de Olivença. Não compreendem que cuidamos da Mãe Terra – Pachamama – porque somos a própria Terra, somos a Natureza Sagrada e suas Águas. Dela nascemos, vivemos e nela encantaremos. Somos portadores congênitos de suas memórias ancestrais e sagradas.
.

Nós, Povos Indígenas, respeitamos e falamos com a Natureza, suas Águas , Plantas, Animais, Lua (Jacy), Sol (Guarassy), Montanhas. Nela estão nossas Encantadas/Encantados e Ancestrais. Quando um Índio está na Natureza ele não está só e isto nos permite viver e sonhar. A força dos Povos Indígenas, vem da Natureza e do que mais sagrado corre dela e por ela: suas Águas … nossa vida – Yecobé. Aqueles que desejam destruir às Águas da Terra estão matando o sagrado, aniquilando a nossa vida e por isto resistimos.
.

Quando nos levantamos e resistimos pela/com a Natureza e suas Águas, como em Standing Rock Sioux, incomodamos os estados, governos e o capital por resistirmos aos que tentam nos roubar e/ou ferir quando impõem suas leis e destruição à Natureza Sagrada. Onde existem Povos Originários, como em Standing Rock, existe a Natureza, Água e a Vida preservada. A Terra e suas Águas não são mercadorias à serem vendidas, compradas, trocadas e exploradas, visando o lucro do mercado e/ou do estado. A Natureza deve ser admirada, respeitada, convivida e preservada.
.

A luta dos nossos Irmãos das Nações Sioux, Lakota, Dakota, de todos Povos Indígenas reunidos em Standing Rock Sioux é de todos aqueles que protegem a Natureza… é a luta pela preservação da Terra e por suas Águas que representam a Vida … a nossa Vida – Yecobé.
.

Tenham certeza que não nos venceram. Quando deixarmos esta forma física humana encantaremos e continuaremos a habitar nossa grande Oca que é a Natureza. Seremos ancestrais de muitas kunhatãs (meninas) e kurumins (meninos) que espalharam nossas sementes e resistiram na proteção da Natureza Sagrada e de suas Águas.
.

Estamos juntos com nossos irmãos das Nações Indígenas em Standing Rock. Não existem distâncias que nos separem porque fazemos parte da mesma Luta e da mesma Natureza!
.

Com Água,
com Natureza
com Povos Indígenas
existirá vida …
.

Yjara erecoara Yecobé
Standing Rock Sioux”

.

NOS LEVANTAMOS COM STANDING ROCK SIOUX NA LUTA PELA YECOBÉ (ÁGUA VIDA)
.

AIÊNTÊN !!!

.

MANIFESTAM-SE:
Casé Angatu Xukuru Tupinambá; Ayra Tupinambá; Porãn Tupinambá; Bijupirá Tupinambá; Katu Tupinambá; Karuanã Tupinambá; Gel Tupinambá; Boni Tupinambá
(obs: estes foram as/os Parentes que conseguimos conversar sobre o apoio até o envio da carta. Assim, eles representam outros Tupinambá que não conseguimos conversar.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s